quinta-feira, 13 de março de 2008

ÁGUA AUMENTA 70% EM SANTA CRUZ: ONDE PÁRA A OPOSIÇÃO?


JORNAL DA MADEIRA DE HOJE:

"Edilidade santa-cruzense aprovou ontem
Água mais cara 70%



A Câmara Municipal de Santa Cruz aprovou ontem, na sua reunião ordinária, o novo tarifário das águas, com aumentos na ordem dos setenta por cento.
José Alberto Gonçalves, em declarações ao JM, diz que o acréscimo é, de facto, elevado, mas que, mesmo assim, a edilidade pratica dos tarifários mais baixos, quando comparados com os outros concelhos da Região.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz lembra que estes aumentos derivam da Norma Europeia para a Água e da Lei das Finanças Locais que impõem que aqueles serviços pratiquem preços que suportem os custos dos mesmos, o que implicou o acréscimo ontem decretado.
O edil enfatiza ainda que a IGA, como é do conhecimento público, decretou um aumento de 13% na água fornecida aos municípios e que há ainda a contabilizar o fim da taxa de contador, a partir de inícios de Abril.
José Alberto Gonçalves lembrou também que a autarquia terá de fazer avultados investimentos, nos próximos tempos, na área do abastecimento domicilário, não só com novas canalizações mas também com a beneficiação das actuais, já que as perdas na rede municipal atingem valores entre os 50 e os 60%.
Por outro lado, a reunião deu ainda “luz verde” aos apoios a conceder às Juntas de Freguesia e a clubes e associações desportivas do concelho. O edil, depois de enfatizar que esses apoios foram concertados em diversas reuniões, anuncia que as Juntas irão receber, no global, 196 mil euros e os clubes e associações, também em conjunto, 230 mil euros."

Nenhum comentário: