domingo, 30 de março de 2008

"POR QUÉ NO TE CALLAS?" NOTÍCIA DO JORNAL PÚBLICO



Notícia do Público

«PS-Madeira indignado com elogios de Gama a Jardim

30.03.2008, Tolentino de Nóbrega




Os socialistas madeirenses estão indignados com os elogios de Jaime Gama a Alberto João Jardim, presidente do governo regional da Madeira, tecidos no Congresso da Associação Nacional das Freguesias (Anafre) que ontem encerrou no Funchal.
Na inauguração da nova sede regional do PS, acto em que Gama e Jardim estiveram "presentes" nos comentários de dirigentes e militantes, o presidente dos socialistas madeirenses, João Carlos Gouveia, fez eco da indignação ao reiterar a condenação ao "poder totalitário liderado por quem o presidente da Assembleia da República (que é do PS) considerou "exemplo supremo na vida democrática".
Para o líder do PS-M as últimas eleições regionais foram um "embuste, onde o governo do PSD, já incapaz de manter as clientelas e o seu modelo de pretenso desenvolvimento económico, acusou o governo da República de todos os males que a má governação regional ajudou a criar".
Passado mais de um ano da "fantasiosa demissão" de Jardim, acrescentou, "agravou-se a crise económica e o desemprego, aumentam as falências e os problemas sociais, como a criminalidade, o alcoolismo juvenil e a toxicodependência".
Perante este diagnóstico, bem diferente da "obra ímpar" e "vasto e notável progresso" na região "reconhecido e valorizado" por Gama, o líder do PS-M garantiu que os socialistas madeirenses "têm muita paciência" e, apesar das "desmotivantes" declarações de Gama, "não vão desistir do seu "combate em defesa da cidadania, do Estado de direito e do primado da lei, sempre considerando a autonomia como um projecto nacional".
Também o ex-líder do PS-M e deputado à Assembleia da República Jacinto Serrão considera "lamentáveis e despropositados" os elogios a Jardim. Gama, diz, "conhece bem as dificuldades de quem na região combate o défice democrático existente, e até chegou a afirmar não ter medo do Bokassa da Madeira".
Por seu lado, o deputado regional Carlos Pereira repudia a "desastrada" intervenção do presidente da Assembleia da República que diz estar "recheada de enormidades erradas ou sem verdades" sobre a região.
Também Miguel Fonseca acha que "o PS de Lisboa, quando está aflito, cita a Madeira como mau exemplo de democracia", mas "passado o aperto, vêm os altos dignitários do regime socialista à Madeira fazer declarações de admiração mútua" e "o PS Madeira que se dane". Por isso, pede aos dirigentes nacionais que "não ajudem, mas também não desajudem". E pergunta a Gama "se toma Bokassa I do Império Centro-Africano por modelo de democrata": "Por qué no te callas?"».

Nenhum comentário: