segunda-feira, 17 de março de 2008

As cartas do Leitor do Diário de Notícias


O Diário de Notícias tem uma secção chamada Cartas dos Leitores. Dá ideia de ser uma secção de livre opinião. Eu, devo eu próprio reconhecer, muitas das cartas ali publiquei. Contudo, quantas cartas - inclusive uma do "Carro preto" (sátira socialista - não foram publicadas, sem que se saiba o motivo. Triagem? Mas com que critérios? Dirão: o Diário tem o direito de a fazer. Mas então, não ficam goradas as expectativas, quando se propõe aos leitores uma secção, que, depois, sem que se conheçam os critérios, não publica esta ou aquela carta, sobretudo quando, por coincidência, têm conteúdos apenas de natureza política ou cultural ou simplesmente social? Mais uma vez mandei uma carta do leitor, a 14 de Março, que o Diário de Notícias não publicou, sabe-se lá porquê, mas calcula-se.
Por isso, não obstante estas críticas, sempre que entender, remeterei cartas ao diário, que, soberanamente, as publicará ou não, e que serão depois sempre publicadas aqui com a informação: "visado sem censura". Porque o Diário, e não apenas o diário, mas todos os meios de informação - e políticos - devem perceber que já não estamos no tempo do monopólio da informação. Hoje, cada pode ter a sua audiência na blogosfera.
E eu digo, sem nenhum tipo de ufania vã, que este blogue tem a audiência que lhe me convém e que certamente o Diário não gostará que essa audiência tenha do diário uma imagem que não corresponde ao seu estatuto.
Ouve-se dizer, muita vez, "o Alberto João é um ditador" mas há aí muita gente com tiques autocráticos, nos mais diversos sectores. Certamente que o Diário não estará à espera que se deixe de o criticar aqui para ele publicar uma cartinha. Os tempos passam, os homens também e a arrogância hierárquica não conduz a nada.

Nenhum comentário: