terça-feira, 18 de março de 2008

“ORGULHOSAMENTE SÓS!” – por PAULO MARTINS



Pela sua importância, publica-se a seguir, na íntegra, o artigo do líder do Bloco de Esquerda no jornal "Cidade" sobre as comemorações do 25 de Abril na Região

“ORGULHOSAMENTE SÓS!” – por PAULO MARTINS

“O PSD/M nunca se deu bem com o 25 de Abril que restituiu a Liberdade e a Democracia e permitiu a conquista da Autonomia.
Raras vezes a celebrou na Assembleia e quando o fez foi fora de data, a 26 ou a 24 de Abril.
Perante estas atitudes, os Partidos que se identificam com os ideais de Abril uniram-se várias vezes para comemorarem esse acontecimento.
A última vez em que isso aconteceu foi em 2006.
Perante a recusa do PSD/M em celebrar na Assembleia o 25 de Abril, o PS, o PCP e o BE juntaram-se e fizeram a celebração em Machico.
Este ano o PCP rejeita a unidade para comemorar o 25 de Abril.
Para fundamentar esse rejeição usa dois argumentos.
O primeiro é o de que está contra a política neoliberal e contrária aos cidadãos e aos trabalhadores seguida pelo Governo de Sócrates. Este argumento já era verdadeiro em 2006, mas não impediu que se comemorasse em unidade o 25 de Abril. O segundo, é o de que o PCP comemora o 25 de Abril na Rua da Carreira. Mas em 2006 já o fazia, bem como o PS o fez na Encumeada e o BE na Parreira. Mas comemorou-se em unidade em Machico. O que é que mudou para que o PCP mudasse de atitude? Nada mudou. O que mudou foi o próprio PCP. Esqueceu-se do combate ao Governo do PSD/M e inviabiliza a unidade.
É pena. Mas o PSD/M agradece…”

Nenhum comentário: