sábado, 21 de novembro de 2009

SISTEMA EDUCATIVO


1. Sou totalmente contra as passagens administrativas. E não aceito a imposição de uma justificão para a retenção, como forma de coagir os professores, intimando-os e intimidando-os. Um ensino para as estatísticas é um ensino que trabalha para a política mas não para o conhecimento. Então, por que não justificar também por que motivo se passam os alunos?
2. Repudio qualquer tentativa de impor, na prática, aulas aos sábados. Sou defensor das famílias: dos alunos, dos professores, dos funcionários públicos.
3. Sou contra a imposição, clara ou camuflada, aos alunos de uma farda como forma de disfarçar ou encenar igualdade da população escolar. Não! A igualdade atinge-se pelo acesso ao ensino, à saúde, à justa retribuição dos rendimentos disponíveis, com uma verdadeira política de acção social, ou seja, por uma política socialista e não por uma política de fachada para esconder as gritantes desigualdades dos alunos e das famílias.
4. Sou a favor do reforço da autorictas do professor como forma de contribuir para o sucesso do ensino, uma autorictas que não se baseia na ideia espartana de poder mas no no conhecimento e nas competências do processo gnoseológico.
5. Sou pela revogação do actual sistema educativo, nacional e regional, baseado na lógica administrativa e burocrática do currículo.
6. Sou pela implementação de um novo Sistema Educativo que tenha como núcleo o processo cognitivo e as metas de aprendizagem constantemente aferidas.

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