quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Congresso

A preparação de um congresso partidário faz-se através de propostas, de ideias, de estratégias, de projectos. Embora ela diga directamente respeito aos militantes do partido, os cidadãos, sobretudo os habituais eleitores desse partido não devem ficar indiferentes ao que se passa, pois é para eles, os cidadãos, que os partidos existe. Embora ninguem saiba nem tenha de saber a filiação partidária de Gonçalo, ele que tem perora sobre a vida interna do PS, a dos outros paridos, incluindo a do PPD e sobretudo a esta - ah, sim, eles não têm vida interna, aquilo não é como o PS, onde tudo se passa - e não PPD passa-se, aquilo não é um campo santo? Cruzes! - não lhe interesse, ao Gonçalo - quem sabe se ele no fundo não desejaria ingressar num partido que, com todas suas divergências, excesso de democracia, diria o outro, tem o mérito de não se esconder por trás de uma opacidade anti-democrática.
Se o Gonçalo quer participar na preparação para o Congresso, interferir na escolha dos candidatos a líder do PS, dar a contributo para as propostas, as estratégias, os projectos, força, vamos a isso. Só é pena que sobre o PPD não lhe ocorra nenhuma ideia, nada tenha a dizer sobre aquele saco de gato - ai não? Deve ser de tigres - onde vivem inimigavelmente os Ramos, os Sousas, os Albuquerques, os Cunhas, os, os, os... Mas isso o Gonçalo não vê, é um tipo-ideal, o Gonçalo. Em se tratando do PPD. Em se tratando do PS, já é muito terra-à-terra, ora aí está um tipo ideal para aderir ao PS, onde somos muito terra-à-terra, tão assim que até o Gonçalo, que nada diz sobre o PPD acha que deve dizer e diz sobre o PS. Diga, diga, diga mais!
Se fosse outro, diria ao Gonçalo: ora meta-se na sua vida, que você não é militante do PS, vá mandar lá na sua casa - e qual é a casa política do Gonçalo? - mas não digo, até porque eu não sei se o Gonçalo é militante do PS, não conheço os ficheiros, vai-se a ver, é, daí aquela preocupação tão genuína com o que se passa no PS e a despreocupação com o que se passa no PPD. Esteja à vontade, embora, se quer que lhe diga, eu esteja me maribando para tudo o que é "ad hominem" enquanto se prepara o Congresso. Por isso, se algumas vezes o deixar a falar sozinho, não leve a mal, é só desinteresse!

Nenhum comentário: