quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jardim lembra que as ultraperiferias têm constrangimentos permanentes


O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje que as regiões ultraperiféricas padecem de constrangimentos naturais permanentes que a subida dos produtos internos brutos não faz desaparecer


«O desenvolvimento necessita de continuidade», lembrou Alberto João Jardim no jantar na Quinta Vigia, sede da Presidência do Governo Regional, em honra dos deputados da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu que, quarta-feira, terminam uma visita de trabalho de três dias à Região Autónoma da Madeira.

O chefe do Governo madeirense manifestou-se como «um europeu optimista» e realçou que a «Madeira sempre apoiou com entusiasmo o projecto europeu».

Disse ainda ser necessário dar concretização prática ao princípio da ultraperiferia agora vertido no articulado do Tratado da União Europeia.

«Nós queremos Justiça e que o Parlamento Europeu reconheça as nossas dificuldades», acrescentou.

Por seu lado, o grego Georgios Stavrakakis, que lidera a delegação de sete eurodeputados, prometeu apoiar no Parlamento Europeu as pretensões das regiões ultaperiféricas e manifestou-se surpreendido pelo desenvolvimento alcançado pela Região, nos últimos dez anos, com o apoio dos fundos estruturais.

A visita inseriu-se num processo de avaliação da aplicação dos fundos estruturais na Região com vista ao próximo reforço das verbas destinadas às regiões ultraperiféricas previsto no Tratado de Lisboa.

No decorrer da visita que termina quarta-feira, os sete deputados europeus visitaram várias infra-estruturas e reuniram-se com diferentes representantes das autoridades regionais com quem analisaram temas como as energias renováveis, as redes de transportes e o desenvolvimento empresarial numa região ultraperiférica.

Os eurodeputados dão quarta-feira uma conferência de imprensa, em que farão um balanço da visita.

Nenhum comentário: