quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Eu sou incoerente, o Gonçalo do Conspiração às 7 não é

O Gonçalo acusou-me de ser incoerente há semanas atrás (não tenho a pachorra de linkar), eu pedi-lhe que provasse ele disse que os outros diziam, mas não apresentou provas, depois desistiu, mas ficou a remoer, agora acha que encontrou. Óptimo para ele. Ele acha que são boas provas e eu não vou desiludi-lo.
Depois avança com o conceito weberiano de tipo ideal. Então vejamos:
Tipo-Ideal: O tipo ideal é construído pela abstracção [em concreto, o que é que Gonçalo Santos é politicamente?] e combinação de um indefinido [é do PPD?] número de elementos que, embora presentes na realidade [o que ele pensa realmente de, por exemplo, a suspensão do deputado JM Coelho pelo PPD?], nunca, ou só muito raramente, são descobertos [ele descoseu-se e tomou posição sobre a agressão ao deputado Baltasar?] nessa forma específica... Um tipo ideal não é uma descrição de um aspecto definido da realidade, ou uma hipótese; Pode, contudo, ajudar tanto na descrição como na explicação [qual a explicação de Gonçalo para não se definir politicamente?] . Um tipo ideal não é ideal no sentido normativo - não traz a conotação de que sua realização seja desejável -. Um tipo ideal é puro [ele é puro, de facto, ninguém sabe o que ele pensa sobre a nossa realidade política, sobre a acção política do PPD] no sentido lógico e não exemplar... A criação de tipos ideais não é um fim em si mesmo... construí-lo mentalmente deve ter como objectivo a análise de factos empíricos [Gonçalo não toma posição sobre os factos empíricos que informam o PPD que não é seu ou é, ninguém sabe].

Portanto Gonçalo define-se claramente sobre o PS - local ou nacional - nunca presta;
Nunca se define claramente sobre o PPD regional - é ou não é?

Eu defino-me claramente e em cada momento, construo e emito opinião em função da realidade, que é mutável, logo as minhas opiniões não são estáticas. Essas mudanças minhas de opinião traduzem a mudança da realidade mas são incoerentes quando vistas por um observador que não se define nem tem de se definir politicamente.
Não, meu caro amigo, agradeço o apodo mas não sou um tipo-ideal. Não seja modesto, a definição assenta-lhe que nem luva. Guarde-a para si, a luva.
P.S.
Gonçalo não apoia nem desapoia o PPD. Faz-me lembrar a Maria Matos no filme O Costa do Castelo: "O mano aqui não apoia nem desapoia". É.

Nenhum comentário: