sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Guterres para Belém




Cravinho e Soares lançam Guterres para Belém
Por Helena Pereira


À medida que cresce no PS a convicção de que, afinal, Cavaco Silva não é ‘inderrotável’, aumenta também o leque de putativos candidatos presidenciais. João Cravinho e João Soares são alguns dos socialistas que não esquecem António Guterres, avança a edição do SOL desta sexta-feira

4 comentários / 140 visitas
Imprimir
Enviar por mail


«Seria um candidato de peso» – defende, em declarações ao SOL, João Cravinho, que há quatro anos já tinha proposto também para candidato presidencial o ex-primeiro-ministro.

Em 2005, chegou a ser formado uma espécie de movimento de apoio a Guterres para a Presidência da República. Perdeu rapidamente o gás quando se tornou público o convite ao antigo primeiro-ministro para alto-comissário da ONU para os refugiados (ACNUR).

Na altura, Mário Soares, que viria a ser candidato com o apoio do PS, chegou a garantir que estaria disponível para o apoiar, «se o objectivo fosse derrotar um candidato da direita».

António Guterres termina em Junho do próximo ano o seu mandato no ACNUR e, por isso, o seu nome volta à ribalta.
João Soares, que em 2005 também o defendeu, diz hoje que o ex-líder socialista «podia ser um belíssimo candidato».

«Ainda é cedo para falar nisso, mas o PS terá vários nomes possíveis. Seguramente, não haverá dificuldade», afirmou, admitindo nesse grupo não só Guterres como o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.

«O mais importante é o PS ter um candidato com condições para vencer e essas condições estão criadas», acrescentou, classificando de «episódios absolutamente lamentáveis» as últimas intervenções de Cavaco Silva sobre a polémica das escutas.

Nenhum comentário: