sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Guterres para Belém
Cravinho e Soares lançam Guterres para Belém
Por Helena Pereira
À medida que cresce no PS a convicção de que, afinal, Cavaco Silva não é ‘inderrotável’, aumenta também o leque de putativos candidatos presidenciais. João Cravinho e João Soares são alguns dos socialistas que não esquecem António Guterres, avança a edição do SOL desta sexta-feira
4 comentários / 140 visitas
Imprimir
Enviar por mail
«Seria um candidato de peso» – defende, em declarações ao SOL, João Cravinho, que há quatro anos já tinha proposto também para candidato presidencial o ex-primeiro-ministro.
Em 2005, chegou a ser formado uma espécie de movimento de apoio a Guterres para a Presidência da República. Perdeu rapidamente o gás quando se tornou público o convite ao antigo primeiro-ministro para alto-comissário da ONU para os refugiados (ACNUR).
Na altura, Mário Soares, que viria a ser candidato com o apoio do PS, chegou a garantir que estaria disponível para o apoiar, «se o objectivo fosse derrotar um candidato da direita».
António Guterres termina em Junho do próximo ano o seu mandato no ACNUR e, por isso, o seu nome volta à ribalta.
João Soares, que em 2005 também o defendeu, diz hoje que o ex-líder socialista «podia ser um belíssimo candidato».
«Ainda é cedo para falar nisso, mas o PS terá vários nomes possíveis. Seguramente, não haverá dificuldade», afirmou, admitindo nesse grupo não só Guterres como o ex-Presidente da República, Jorge Sampaio.
«O mais importante é o PS ter um candidato com condições para vencer e essas condições estão criadas», acrescentou, classificando de «episódios absolutamente lamentáveis» as últimas intervenções de Cavaco Silva sobre a polémica das escutas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário