domingo, 27 de abril de 2008

"AS TROPAS CONTINUAM NOS QUARTÉIS E "JARDIM [CONTINUA] PREPARADO"


Lido no Blogue que, para uma eventual e ainda possível candidatura de Jardim, se transformou, na prática, na autêntica "Escola Prática de Cavalaria" de Santarém na tomada do Quartel do Carmo, perdão da São Caetano à Lapa.

As tropas continuam nos quartéis...
Hoje foi um dia - mais um - "complicado", sobretudo pelas pressões que têm a ver com a dúvida sobre o que fará Alberto João Jardim, depois da pequena declaração ontem proferida no Funchal. Tudo porque as pessoas, o PSD mais profundo, que não precisa de se "revoltar" para mostrar que pensa e decide por si próprio. Embora ontem estivesse descrente quanto ao desfecho de tudo "isto", enquanto for tempo, temos sempre que tentar dar um passo em frente, invertendo cenários, torneando obstáculos, reconhecendo erros e aceitando desafios. Eu fiquei a saber que as tropas, que ainda não se envolveram seja com quem for, continuam nos quartéis...

PSD: Jardim está preparado...
Hoje foi um dia "movimentado". Vários foram os contactos mantidos que pretendiam saber o que é que Alberto João Jardim vai fazer. Guilherme Silva, que por razões pessoais, não se deslocou ao Funchal este fim-de-semana, tem sido diariamente contactado porque as pessoas querem saber o que é que AJJ vai decidir. Existe uma grande desilusão, a convicção de que o PSD não pode perder mais tempo com disputas internas que fragilizem ainda mais a sua imagem e desmobilizem as bases que, desiludidas, se afastam dessa disputam, recusando participar nas "directas". O pior que pode acontecer ao PSD, neste momento, é ter um líder miseravelmente eleito por uma insignificante percentagem de votos, e pior ainda, com uma insignificante afluência de filiados às urnas. O futuro líder do PSD tem que ser um líder forte, eleito pelas bases com números inquestionáveis. Neste momento - e ninguém sabe se hoje falei com ele... - posso assegurar que Alberto João Jardim está preparado, que tem confiança nas suas tropas, na sua calma, que recomenda que não elas não saiam dos quartéis, que não se deixem iludir por promessas ou por "ofertas" de lugares. Porque, pelo sim pelo não, existem procedimentos que já na segunda-feira serão tratados. Pelo menos ficam preenchidos os requisitos. E tal como Alberto João Jardim referiu, se é um facto que, neste contexto, ele é o "general", há que ter presente que numa organização militar, a ligação entre a estrutura hierárquica mais elevada e as estruturas intermédia e inferior tem que ser perfeita e eficaz.

Nenhum comentário: