sexta-feira, 14 de maio de 2010

A justiça da Direita: os vencimentos dos administradores das empresas do PSI 20 dava para pagar 1/3 do Rendimento Mínimo

Embora ache que poderiam ser taxados os prémios, não alinho no pelourinho da condenação individual dos gestores, quando alguns deles são até os mais competentes na internacionalização das suas empresas, e sabe-se a mentalidade de merceeiro de muitos dos empresários lusos, os de menores habilitações a nível europeu. Mas não deixa de impressionar que a direita populista fale tanto dos beneficiários do rendimento mínimo - e ninguém deve beneficiário injustamente de nada - e os fundos europeus, nas décadas de 80, 90, hein!? hein!? - e não se incomode com os prémios bilionários destes gestores, que quase davam para pagar um submarino.


PSI-20

PSI-20 é o principal índice da Euronext Lisboa. Este índice é composto pelas maiores empresas portuguesas no mercado de capitais.

O PSI20 é o Portuguese Stock Index, ou seja, o principal índice de referência do mercado de capitais português. O valor base deste índice remonta a 31 de Dezembro de 1992 - 3 000 pontos.

O PSI20 é o índice de referência do mercado de bolsa nacional, reflectindo a evolução dos preços das 20 emissões de acções de maior dimensão e liquidez seleccionadas do universo das empresas admitidas à negociação no Mercado de Cotações Oficiais. A capitalização bolsista das emissões que compõem o índice PSI-20 é ajustada pelo Free Float, não podendo cada emissão ter uma ponderação superior a 20% nas datas de revisão periódica da carteira. O PSI-20 foi lançado com uma dupla finalidade: servir de indicador da evolução do mercado accionista português; e servir de suporte à negociação de contratos de futuros e opções. Devido às suas características, o índice PSI-20 tem vindo a ser seleccionado pelo mercado para servir de subjacente a produtos estruturados, cuja rentabilidade depende, de uma ou de outra forma, do comportamento do mercado bolsista português.


Composição: ordenados alfabeticamente
Altri - Empresa de produção papeleira e energética
Banco Comercial Português - Empresa de finanças e capitalização
Banco Espírito Santo - Empresa de finanças e investimentos
Banco Português de Investimento - Empresa de finanças e investimentos
Brisa - Empresa concessionaria de auto-estradas
Cimpor - Empresa de produção de cimentos
EDP - Empresa de produção e distribuição de electricidade
EDP Renováveis - Empresa de produção de energias renováveis
Galp - Empresa petrolífera e de combustíveis
Inapa - Empresa de distribuição de papel (integrou o PSI-20 em 1 de Março de 2010)
Jerónimo Martins - Empresa de grande distribuição maioritariamente distribuição alimentar
Mota Engil - Empresa de construção civil
Portucel - Empresa de comercialização de papeis de alta qualidade
Portugal Telecom - Empresa de telecomunicações e de multimédia
REN - Empresa de geração e de distribuição de electricidade
Semapa - Empresa de produção de cimentos
Sonae Indústria - Empresa de administração de recursos próprios
Sonae - Empresa de industria de matéria-prima, distribuição e venda de alimentos, administração de centros comerciais, turismo construção, telecomunicações, transporte e capitais de risco
Sonaecom - Empresa de comunicação social, telecomunicações, Internet e informática
ZON - Empresa de distribuição de multimédia
(Fonte: wikipédia)

Nenhum comentário: