quinta-feira, 27 de maio de 2010

Capitalismo assassino: falta de condições e pressão levam ao suicídio de trabalhadores chineses. Viva a competitividade capitalista!


Os que defendem este sistema, podem considerar-se coniventes com estes suicídios!

China: fábrica do iPhone tem 8º suicídio de funcionário no ano


Um empregado das fábricas chinesas do gigante tecnológico taiuanês Foxconn, fabricante do iPhone para a Apple (entre outros produtos), se matou nesta sexta-feira ao se jogar de um prédio da empresa, no oitavo suicídio de um funcionário da firma em 2010, segundo a agência oficial Xinhua.

A Foxconn, que faz parte do conglomerado taiuanês Hon Hai, sofreu dez tentativas de suicídio entre seus empregados este ano, mas dois deles fracassaram. A onda de incidentes deste tipo levou os responsáveis da empresa a contratarem psicólogos e até monges budistas que realizaram cerimônias para afastar "maus espíritos".

Também foi implantado um sistema de atendimento psicológico por telefone para os trabalhadores, que, segundo seus responsáveis, atendeu cerca de 30 chamadas de operários com depressão e pensamentos suicidas.

Todas as vítimas eram jovens de entre 18 e 23 anos, que começavam a trabalhar na empresa. A estranha onda de suicídios motivou um intenso debate entre especialistas, que se perguntam se as novas gerações de trabalhadores chineses estão preparadas para aguentar as mesmas condições de trabalho de seus antecessores, após terem passado a infância e a adolescência de forma mais tranquila.

Apesar de a Foxconn ser uma empresa de grande prestígio entre os chineses, as condições são semelhantes às de milhares de indústrias de todo o país, com longas cargas horárias, grandes exigências aos trabalhadores e poucas ofertas de lazer e relaxamento para os funcionários, que vivem em cinzentos dormitórios quase sem contato com amigos e longe da família.

No entanto, também há especialistas que afirmam que a taxa de suicídios na Foxconn não é tão alarmante devido ao tamanho da empresa (que tem 700 mil trabalhadores, dos quais 400 mil estão em Shenzhen), e o número estaria abaixo da média nacional (14 suicídios por cada 100 mil habitantes).

A Foxconn também fabrica os consoles PlayStation, Wii e XBOX (para Sony, Nintendo e Microsoft, respectivamente) e o leitor eletrônico Kindle para a Amazon. Antes dos suicídios deste ano, um empregado da mesma empresa se matou em 2009 após perder um protótipo de um novo iPhone.

» Vice-presidente se demite após 24º suicídio
» Executivo culpa e-mails por estresse
» Confira mais notícias sobre Economia
» Siga o Terra Notícias no Twitter


Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da EFE.

Nenhum comentário: