segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O PROCESSO I

Política
Socialistas já discutem nomes para Sta. Cruz
Data: 05-01-2008

Vários socialistas da zona leste foram surpreendidos ao longo dos últimos dias com um facto dado como consumado: a candidatura de Miguel Fonseca, professor residente no Caniço, à Câmara de Santa Cruz pelo PS. A opção, negada pela direcção, deixou fortes dúvidas em alguns influentes militantes naquele município mas tem sido confirmada pelo próprio. Ao DIÁRIO, Fonseca admite que "há contactos dentro do partido acerca desse assunto. Está a ser tratado por várias pessoas, mas não posso dizer mais nada". Quando questionado sobre quem está a tratar dessa matéria, Fonseca não menciona nomes, mas garante que são elementos da direcção.

Ora, esta versão é rejeitada pelo presidente e pelo coordenador autárquico socialista. João Carlos Gouveia nega peremptoriamente qualquer convite. "É mentira", disse o líder regional do PS ao DIÁRIO. "O único candidato assumido no PS sou eu, à Câmara de São Vicente", acrescentou.

Gouveia garante que não só não há convites como também não foi ainda iniciado o debate sobre quem serão os candidatos que o PS vai apresentar no final de 2009. Por enquanto a questão não se coloca, sublinha.

Idêntica posição tem o coordenador do processo autárquico do PS-M. Rui Caetano também garante que não sabe de nada. Desconhece convites ou contactos. Por isso, admite que o lançamento do nome de Miguel Fonseca - que já assumiu divergências e proximidades com a actual direcção do partido - seja resultado de alguma estratégia para começar a afastar eventuais nomes para as listas do PS.

Entretanto, com ou sem conhecimento da Rua do Surdo, a verdade é que no PS de Santa Cruz o processo autárquico já está em curso. As divergências entre a concelhia e a direcção do partido, o regresso do vereador Filipe Sousa à Junta de Freguesia de Gaula e o afastamento do ex-deputado Óscar Teixeira do cargo de assessor do grupo parlamentar apressaram a discussão a dois anos das próximas eleições autárquicas.

Santa Cruz foi justamente uma das principais apostas da liderança de Jacinto Serrão no PS durante as autárquicas de 2005. Filipe Sousa foi o candidato que algumas sondagens deram como vencedor, mas acabou por perder a eleição para o social-democrata José Alberto Gonçalves.


Miguel Silva

Nenhum comentário: