quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Eleições antecipadas, já - nas autarquias

Eleições antecipadas, já

Demitam-se e provoquem eleições antecipadas, aliás, intercalares, senhores Presidentes de Câmara! E convosco, toda a vereação. Sigam o exemplo do Vosso incontestado e incontestável Líder. E não se agarrem a protocolos incertos, não assumam a atitude timorata de que mais vale um protocolo de um Contrato-Programa na mão do que 5% de IRS a voar. Exijam a clarificação das relações financeiras entre o Governo Central da Região e o poder local autárquico concelhio. Isto é, trabalhem para uma novel Lei Regional das Finanças Locais que dê garantias de rigor, transparência e equidade na atribuição de verbas aos municípios e juntas de freguesias e às futuras sub-regiões ou comunidades municipais (com base nas actuais áreas sob alçada das actuais sociedades de desenvolvimento). Não quero que, no futuro, um governo socialista da Madeira seja acusado de tratar sectariamente as autarquias laranja. O que os autarcas regionais não podem fazer é engrossar a voz com o governo da República e falar pianinho com o governo central e centralista da Região, quando ele é da sua cor. A Autonomia do poder local é sagrada. Abaixo os anti-autonomistas locais!
Portanto, lanço já um desafio aos candidatos às Câmaras da Região: transformem essas eleições num referendo, com uma pergunta implícita assente numa ideia clara: os eleitores locais querem ou não que os 5% de IRS a que as Câmaras Municipais têm direito sejam entregues aos respectivos municípios? No meu caso, que sou munícipe de Santa Cruz, exijo que esse dinheiro venha para o Concelho para ser aplicado aqui. Tenho tantas ideias para a aplicação dessa receita no Concelho de Santa Cruz. Não sei se me faço entender… Haverá prá aí algum nazi-fascista que discorde?
Agora, o fiel depositário dos 5% é o Governo PPD/Garcês. Ir a AMRAM a Lisboa é o mesmo que um cliente depositar dinheiro num Banco e querer fazer o levantamento noutro! O que faz a demagogia!

Nenhum comentário: