terça-feira, 22 de janeiro de 2008

OS CARTAZES DA POLÉMICA

A cidade apareceu com cartazes de um partido com a cara do líder de outro partido. É, no mínimo, polémico. Devo dizer que não concordo com a estratégia de propaganda, muito comum nos Estados unidos, a chamada "Campanha negra", que consiste não em promover a divulgação das nossas ideias e projectos, mas em denegrir os outros líderes políticos. Foi um estratégia muito usada pelo PSD nas últimas legislativas nacionais, tendo como alvo a figura de José Sócrates. E não me refiro à campanha difamatória na blogosfera, mas a cartazes espalhados pelo País.
Como reagir, neste caso, se o líder visado merece a nossa total discordância política? E o PND um partido simpático e anti-sistema, um sistema do qual discordamos frontalmente? Da mesma forma que - e salvaguardo a diferença porque é abissal - devíamos ter reagido, com total indignação, contra o requerimento infame na ALR contra o líder do PS: com distanciamento e aplicando-lhe o pensamento que sobre o assunto defendemos: uma campanha faz-se em função das nossas ideias, combatendo as ideias de que discordamos, e não colocando como alvo, numa campanha "ad hominem", a cara do líder de outro partido. Neste caso, o líder do PSD, Alberto João Jardim. Pessoalmente, não aprovaria nenhuma actividade de propaganda que tivesse como alvo pessoal o líder do meu partido.

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