sexta-feira, 2 de maio de 2008

POESIA LYRICA, DIDACTICA, BUCOLICA E DESCRIPTIVA




Anteriormente a 1825 a poesia portugueza n’este periodo, modelou-se pelos modelos gregos e romanos e pelas imitações d’elles nos classicos modernos, tomando-lhes assumptos, pensamentos, fórmas, e até as ficções e linguagem mythologicas. Em 1825, começou a romper as peias convencionaes.
Voltou a ser livre, nacional e do seu tempo, como fora na edade media, de cujas tradições litterarias vem reatar a cadeira quebrada pela Renascença. Ha pois estas differenças entre as poeticas anteriores a 1825 e as posteriores a esse anno.
N’uma ou em mais especies lyrica didactica, bucolica e descriptiva sobressaíram até 1825 vários autores, entre eles Francisco Manoel do Nascimento (1734-1819), adoptou o nome de Filinto Elysio. São conhecidas as suas obras e d’ellas são as melhores as odes heroicas, as anacreonticas e as epistolas. Fez traduções de Chateaubriand, dando o maximo cuidado á belleza do pensamento e tentou fugir dos gallicismos.

(TEXO ESCRITO NA ORTOGRAFIA OFICIAL PORTUGUESA ANTES DA REFORMA ORTOGRÁFICA DE 1911, INCLUINDO OS ACENTOS, QUE NÃO EXISTIAM NAS ESDRUXÚLA. O "à", hoje com acento grave, era então acentuado com acento agudo.) Os apóstolos contra o acordo ortográfico sempre podem recuperar todas aquelas consoantes mudas que caíram e voltar a escrever com a ortografia anterior a 1911.

Nenhum comentário: