sexta-feira, 4 de junho de 2010

Economias de escala II

Economia de escala é aquela que resulta de ser organizar o processo produtivo de maneira que se alcança a máxima utilização dos factores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado baixos custos de produção e o incremento de produção de bens e serviços. Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção.

Especificamente, existem economias de escala se, quando eu aumento os meus factores produtivos (trabalhadores, máquinas, etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente, por exemplo se se duplicarem todos os factores produtivos a produção mais do que duplicará! Numa função produção com dois inputs' (trabalho e capital, L e K respectivamente) tenho economias de escala se:

sendo 'a' uma constante. Sendo assim os custos médios serão decrescentes!

Em empresas com grande escala de produção, normalmente grandes empresas, o investimento (custo fixo) é diluído pelo crescente número de unidades produzidas. Desta forma, estas empresas possuiriam vantagens sobre as mais pequenas, com custos médios mais elevados.

Thinkfn

Nenhum comentário: