terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A MADEIRA É O ALBERTO JOÃO? DE QUEM É A CULPA?


Alberto João é um mestre ou a oposição é incompetente? Alberto João fala do ministro da República, depois fala do Presidente da Região, depois fala do estado federado, depois fala do Arco Autonómico, quando lhe dá jeito e o que faz a imprensa? E o que faz a oposição? E o que faz a opinião pública? Diz que sim, diz que não, mas não propõe novas ideias, novas estratégias, novos desígnios, novos horizontes. E o mais interessante é que, em alguns casos, as ideias até já tinha sido avançadas pela oposição. Mas Alberto João é Alberto João.
Alberto João falou do Arco Autonómico. Que a imprensa, a oposição, a comunicação social o siga no cortejo, é a tradição, o costume. O mundo é Alberto João ou o seu negativo, as “chapas” das radiografias, como se dizia antes.
Alberto João falou de Partido de Autonomia. E eu na Assembleia do Funchal (Municipal) falei da PS-Partido da Liberdade (cuja Festa da Liberdade assim se designa por proposta minha no Secretariado do PS) e o que faz o próprio PS? Faz de conta que um então seu dirigente não disse nada. O peso da submissão à estratégia de Alberto João tolda-lhes a vista. Mas se Alberto João é Alberto João e eu sou um berda-qualquer-coisa, esperar-se-ia que a blogosfera reagisse, alguma blogosfera pelo menos, à minha proposta de “Arco do Sistema” e “Arco Democrático”. Mas nem o Cortar à direita, nem o Urbanidades, nem o Réplica e Contra-Réplica, nem o Pode Ser Liberdade disseram nada. Habituados a ser comandados por Alberto João e pela sua estratégia, mesmo que pela negativa, incapazes de ver o mundo que não seja o preto-e-branco que o poder lhes impõe, não reagem a nada que não tenha origem em Alberto João. Por isso estão onde estão. Repare-se que até na questão do Presidente da Região, o blog “O meu é melhor do que o teu”, titulado por um ex-vice presidente do PS, comentando a proposta, admite uma solução que não nomeia mas que tem os mesmos contornos da função, mas esquece que, no mesmo Congresso, aliás, Comissão Regional, em que foi eleito Vice-Presidente do Partido, foi aprovada uma proposta de criação do cargo de Presidente da Região, embora institucionalmente diferente desta. E tudo porquê? Porque o Mundo é vista na Madeira pelos olhos de Alberto João, mesmo pelos seus opositores. Anoto, finalmente, que o “Apontamentos Sem Nome” não teve nenhum rebuço em ter comentado a proposta do “ARCO DEMOCRÁTICO”. Talvez por ser jovem na idade e sobretudo no espírito e ver o mundo com os seus próprios olhos!

Nenhum comentário: