sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Fractura e teoria da conspiração no Pravda

Adenda: quem apontou no Pravda o nome de um camarada como integrando o grupo pró-PND quis sacudir a água do capote e tem tendências de esbirro da PIDE.

Em menos de 24 horas o Pravda muda de posição sobre o tal professor Miguel Fonseca: passa de lucidez a teoria da conspiração. Incoerênca? Não. Há uma fractura na linha editorial do Pravda. Há uma linha popular, democrática e revolucionária e há uma linha burguesa, fascistóide e com tons nazis. Aliás, o Pravda, que tanto diz ser contra o regime, segue uma linha que é igual, igual é favor, mil vezes pior, de alguns excertos de alguns artigos da publicação confessional: ataques pessoais, sendo que os do Pravda são da mais baixa índole, para além de serem covardemente anóninos (digo "covardemente" e não "cobardemente" porque é assim que se diz na Madeira e está correcto. No Brasil também, depois há os que falam continental).
Ora, a linha nazi-fascista lança nuvens de fumo e aponta o nome de um camarada como integrando o grupo. Pois bem, fique o Pravda sabendo que MLF seguiu uma estratégia que foi decisiva para que o candidato a líder fosse esse camarada, que tem defeitos quase tanto quanto MLF, mas que tem as suas virtudes. O professor MLF impediu, por exemplo, que o chamado "grupo do sotaque" impusesse a sua via, por isso, também por isso, MLF susteve os ataques que esse grupo do sotaque desencadeou contra o Professor João Carlos Gouveia. Esse grupo sotaquenho pretendia apear o professor a meio do mandato para colocar lá um homem da sua confiança, ainda por cima um desastre político. Por isso, quem segue essa linha de conspiração no Pravda só pode ser, e é, quem serve os interesses do PND, a linha copinhos de leite e não a linha copinho de vinho seco, fascista e não popular, em conluiu com o grupo pró-PND. Não vou ao ponto de dizer que é, que apoia a corrente dentro desse grupo que andou a conspirar contra VF e queria que ele não fosse o candidato, e só não conseguiu porque assim o Professor Miguel L. Fonseca não consentiu. Quanto ao tal professor MLF não compreendemos nem temos de compreender as suas constantes guinadas estratégicas, ou, pelos menos, tácticas. Mas isso também não é da nossa conta.Nesse aspeto, tirando os ataques de carácer nazi que o Pravda faz a qualquer pessoa que quer abater, até haverá alguns pontos convergentes quanto ao MLF.

Nenhum comentário: