sexta-feira, 27 de agosto de 2010

À beira da ruptura, Paulo Martins

Até parece a técnica do carteirista que para disfarçar, grita "agarra que é ladrão!"

Implacávelmente, todo um conjunto de acontecimentos têm vindo a pôr a nu o estado do regime autonómico, há 34 anos sempre governado pelo PSD/M em sucessivas maiorias absolutas.

O Poder instalado está incapaz de lidar com as adversidades - é incapaz de admitir que errou, de admitir que não tem toda a capacidade de resposta e mais grave do que isso tenta sempre atirar para inimigos ocultos ou citados aquilo que é causado pela Natureza e ampliado por erros nas obras humanas.

No que se refere ao grande temporal de 20 de Fevereiro que causou grande número de vítimas humanas, que teve uma pronta resposta em meios humanos e materiais, este poder autista atirou as culpas para as obras do Rei D. Manuel mas não reconheceu que muitas obras de ocupação e estreitamento do leito de cursos de àgua levaram à ampliação da catástrofe e hoje vê-se porquê - para continuar a fazer mais do mesmo, em vários pontos de grave cheia, com consequências graves em caso de futuro grande temporal!

Os estudos feitos por técnicos são metidos na gaveta, talvez substituídos por consultas às bruxas do betão e do cimento!
Depois quem lembra que avisou dos perigos é insultado e caluniado...
Os recentes incêndios vieram pôr a nu iguais comportamentos de risco!

Responsabilidades próprias nenhumas - Torres de Vigilância sem pessoal, ninguém é responsável; inexistência de meios aèreos para combate a incêndios florestais primeiro não eram possíveis e depois porque eram muito caros, mas no entanto gastam-se rios de dinheiro em coisas tão secundárias e era possível rentabilizar, por exemplo, um helicóptero para esse fim.

E depois a mesma paranóia - haveria na Região uma rede de incendiários que teria pegado lume às serras da Madeira e no JM de 20 de Agosto chegou-se a insinuar que as polícias não investigavam uma pista muito clara onde estaria um partido político.

De resto até agora nada mais sobre a prevenção, vigilância e reforço dos meios de combate a incêndios que deve haver na Região!
Finalmente veio a tragédia da queda da palmeira no comício partidário no Porto Santo com um morto e dois feridos graves.

Novamente as mesmas cenas tristes - que a palmeira caíu para o lado contrário ao que estava inclinada, para de seguida dizer à Lusa que afinal estava errado e que as raízes estavam podres e para finalmente fazer sair um comunicado onde, após notícia do DN desmente que os técnicos tivessem informado da gravidade da situação e que o abate da palmeira tivesse sido adiado para depois do Verão por oposição de vereadores!

Esta cena talvez tenha acontecido para não tirar brilho a quem aconselhou os madeirenses a irem à bruxa e insinuou que a queda da palmeira pudesse ter sido um acto para atacar a Região, já de si tão castigada!

Neste conjunto de acontecimentos e poderia citar outros - Marina do Lugar de Baixo, outras obras que têm dado para o torto, etc., e mesmo em questões sociais gravíssimas como a do desemprego a atitude de quem está pregado ao Poder é sempre a de não assumir responsabilidades, atribuir a factores externos - no desemprego é a crise internacional e a cassette estamos melhor que outros - ou então quando não há outros factores externos inventar um inimigo interno a quem atribuir as culpas que sobre eles recaem.

Até parece a técnica do carteirista que para disfarçar e ganhar tempo para fugir grita para um inocente no meio da multidão "agarra que é ladrão!"
Esta técnica tem resultado até agora porque o Poder tem tido obra para realizar e inaugurar! Mas quando o dinheiro está a faltar e as despesas para reparar estão sempre a aumentar, não será que a crise se instalou e a festa está a findar? O poder está à beira da ruptura!

Há que ajudar ao fim desta festa e a Mudar a Madeira - com propostas sérias e não de plágio e de boleia, com propostas eficazes e novas e não com propostas onde até o que parece ser o nome da convergência é cópia da designação da Coligação de Direita que governou a Catalunha - Convergència i Unió!

Nenhum comentário: