segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Líderes históricos da Catalunha favoráveis à Independência

No dia 11 de Setembro comemorou-se o dia da Comunidade da Catalunha (Diada Nacional de Catalunya). Pela primeira vez dois líderes históricos catalães e antigos presidentes do governo da Região (Generalitat) produziram discursos favoráveis à independência da Catalunha em relação ao Estado Espanhol. O socialista Pascoal Maragall defendeu que é chegada a hora do «Estado Catalão» afirmar-se como nação dentro de uma Europa diversificada, sublinhando que a Espanha tem de reconhecer que existem no seu seio 3 nações que querem ser Estados: o País Basco, a Catalunha e a Galiza.

O nacionalista conservador, Jordi-Pujol sublinhou que existe uma nação catalã, com uma realidade histórica e uma identidade própria. Na mesma altura, uma manifestação independentista reunia quatro mil pessoas em Barcelona.

Sempre que esta assunto é aflorado, a direita espanhola, em especial o PP do ex - primeiro-ministro Aznar, fica com os cabelos em pé. A ideia de cada povo escolher livremente o seu destino é-lhes completamente impossível de aceitar.

Nenhum comentário: