terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Irineu Novita Teixeira, Fátima Dionísio
Morreu um homem justo e bom. Foi para mim uma referência na sua busca e na sua crença num Mundo justo, de que nunca desistiu até ao fim. Eis o que sobre ele escreveu a escritora Fátima Dionísio.
Irineu Novita Teixeira morreu. Dele ficam nos amigos gratas lembranças. A querida pessoa que foi fica indelevelmente marcada nos nossos corações e na nossa saudade.
Homem de fino trato e cultíssimo, dado às altas matemáticas e à filosofia politica, sonhou e bateu-se toda a vida por um mundo novo de paz, justiça e liberdade.
Grande admirador de Marx e Henry George, neles se inspirou para a elaboração de vários dos seus trabalhos assim como em Hanzel Henderson, Boaventura Sousa Santos e demais pensadores progressistas A utopia que idealizou preconizava a queda do capitalismo e a sua substituição por um novo modelo económico que erradicaria definitivamente a pobreza.
Admirado no pais e além fronteiras, manteve correspondência com gradas figuras do pensamento e da política entre os quais destacamos Álvaro Cunhal, Mário Soares, Agostinho da Silva e Almeida Santos.
Esperamos que os seus trabalhos e lutas não tenham sido em vão. Não o serão com certeza.
Continuaremos na sua esteira a sonhar e a lutar também por uma sociedade nova sem exploração do homem pelo homem.
Que Irineu Novita Teixeira descanse em paz e o céu o receba em sua glória!...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário