terça-feira, 18 de agosto de 2009

As croniquetas do DN de Lisboa, visto que na Madeira não há mais problemas



Nas férias Jardim vota de Che Guevara a Salazar

Num dos primeiros encontros do "Posto Avançado da Democracia", na ilha do Porto Santo, o líder madeirense alinha nos vivas a Salazar ao mesmo tempo que saúda Che Guevara, herói da revolução cubana

Alberto João Jardim continua a animar a praia do Porto Santo. Com euforia e mediatismo reduzido, é certo, sem comparação com o que o areal assistiu anos 90.

Mesmo assim, o líder madeirense não passa sem as manhãs com os amigos de sempre, cada vez menos, é certo, porque longe vão os tempos em que figuras da economia regional e do PSD/Madeira alinhavam nas festas realizadas no célebre bar do Henrique. Nos últimos anos, houve mudanças de pessoas e de local. O tal "Posto Avançado da Democracia", uma alegada universidade de Verão, liderada por um hipotético reitor, coronel Morna do Nascimento, oficial na reserva, onde quase tudo é permitido incluindo vivas a Salazar, transportou-se para uma antiga "casa da lancha" recuperada.

Aliás, o ditador tem direito a retrato na parede e a grandes ovações de braço estendido quando alguém resolve perguntar: "Quem manda, quem manda?" Resposta colectiva, incluindo de Jardim: "Salazar, Salazar, Salazar."

O objectivo é chocar quem por ali passa, sobretudo jornalistas. Mas tudo começa logo à entrada com uma grande bandeira de Che Guevara que Jardim abraça enquanto canta músicas revolucionárias ao "Comandante". Quando se fala da Sierra Maestra, diz que a Madeira já tem uma, o "Chão da Lagoa".

Depois é a entrada na sala, com mesa posta, duas horas antes do almoço, após um passeio no areal e respectivo mergulho. Todos os dias, há um festeiro, aquele que paga a conta, dos petiscos e da cerveja, "Free Porto Santo", é este ano o tema em discussão nesta universidade onde as "bocas" à política nacional são mais que muitas, sobretudo ao PS e ao Governo de José Sócrates.

Sobre o PSD nacional, Jardim continua a defender a líder e a atirar farpas às "figuras" que, tal como já disse, foram "corridas" por Ferreira Leite por de algum modo estarem ligados aos "interesses do Bloco Central" ou a "sociedades secretas", sobretudo maçonaria. No próximo sábado à noite, Jardim sobe ao palco na ilha do Porto Santo para o comício de Verão. Não se pode chamar rentrée porque Jardim não faz pausas na políticas. E mal chegue ao Funchal, o líder regional tem já agendadas cerca de 60 inaugurações entre 1 de Setembro e 9 de Outubro.

Nenhum comentário: