quinta-feira, 4 de agosto de 2011

" PS aposta nas mulheres e afasta reformados Socialistas esperam que Jardim também renuncie ao duplo vencimento" (DN, hoje)

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS NADA DIZ SOBRE A ROTATIVIDADE, SOBRE A QUAL TINHA FEITO O TÍTULO QUANDO ANUNCIOU A REUNIÃO DA COMISSÃO POLÍTICA DO PS

São três das conclusões aprovadas pela Comissão Política do PS, reunida esta terça-feira à noite: a candidatura às eleições regionais de 9 de Outubro vai incluir uma mulher em cada três nomes, os candidatos que venham a ser eleitos e recebam qualquer reforma deverão abdicar dela e foram ratificadas as bases programáticas do PS.

A primeira medida, a da respeitar a lei da paridade, foi aprovada por unanimidade. A segunda, a que implica eventuais duplicações de vencimentos, teve duas abstenções.

Estes são dois dos critérios definidos pela direcção do PS e fazem parte das propostas que o próprio presidente do partido levou à reunião. Jacinto Serrão definiu, em conjunto com a direcção do PS, vários critérios que vão ditar a constituição das listas. Agora aprovados, o líder socialista tem caminho aberto para encetar convites a candidatos que vão acompanhar o único nome até agora confirmado, o do cabeça-de-lista Maximiano Martins.

Neste processo de escolha as concelhias terão um papel importante. A todas foram pedidos nomes que serão equacionados pela direcção do partido sempre tendo em conta a ideia de acrescentar valor e representatividade para a lista que tem de estar concluída até ao final deste mês.

O DIÁRIO DE NOTÍCIAS NADA DIZ SOBRE A ROTATIVIDADE, SOBRE A QUAL TINHA FEITO O TÍTULO QUANDO ANUNCIOU A REUNIÃO DA COMISSÃO POLÍTICA DO PS

A decisão dos eleitos terem de abdicar de eventuais reformas vem acabar com algum desconforto que o PS vinha sentindo nesta matéria. Porque a Região é a única excepção no País e entre os deputados socialistas André Escórcio também estava na mesma situação de Alberto João Jardim, Miguel Mendonça e outros, poucos, parlamentares do PSD. Assim, diz-se no PS, a situação fica clarificada. Agora, dizem os socialistas, apenas fica o PSD colado a esse duplo vencimento.

Quanto às mulheres, a decisão, tomada no mesmo dia em que o PSD aprovou a lista de candidatos que tem apenas sete mulheres em 47 nomes, acaba por ser uma forma de o PS se diferenciar dos social-democratas valorizando a participação políticas das mulheres, mesmo sem a isso estar obrigado.

Quanto ao programa de governo, a Comissão Política ratificou o documento coordenado por André Escórcio e entregue há meses a Jacinto Serrão.

Nenhum comentário: