segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Depois das "Conferências Autonómicas" encontro nos Açores

O PS Madeira pode vencer as eleições regionais - acredita Maximiano Martins


Maximiano reúne-se com Carlos César e Berto Messias




Maximiano Martins defende que as autonomias portuguesas têm de estar de mãos dadas.


O candidato do PS-M às eleições Regionais, Maximiano Martins já agendou, para o final do corrente mês de Agosto, uma reunião com o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, e com o presidente do Grupo Parlamentar do PS-Açores, Berto Messias.

O motivo da reunião é claro: "as autonomias portuguesas têm de estar de mãos dadas de modo a terem mais capacidade negocial e argumentarem com mais segurança e credibilidade sobre as suas fragilidades mas também potencialidades", defende Maximiano Martins

Na reunião com o Governo e PS açoriano, o candidato à presidência do Governo Regional quer "clarificar posições e estabelecer um memorando comum de preocupações que permita servir de base à nossa relação com Lisboa, mas também com a União Europeia".

Assumindo que as regiões autónomas têm problemas diferentes, "o que é relevante é começar um percurso, sem hesitações e convicto, da defesa do interesse dos madeirenses", acrescenta. E vai mais além: "Para defender os madeirenses é preciso um plano de acção para o futuro na relação com um dos parceiros mais relevantes para a Madeira: a Região Autónoma dos Açores. Se tivermos a compreensão do governo dos Açores e soubermos encontrar os argumentos certeiros e o projecto credível para o futuro, temos o caminho facilitado na nossa relação com Lisboa e Bruxelas."

O candidato socialista recorda que actualmente, e nas mãos do PSD Madeira, o a credibilidade do Governo Regional atingiu o grau 'lixo' e não se conhecem "esforços de cooperação e parceria que permita negociações bem sucedidas".

Acreditando que em Outubro o PS-Madeira pode vencer as eleições regionais Maximiano Martins refere que é importante, desde já, começar a "compatibilizar posições com o Governo dos Açores de modo a termos mais força e credibilidade". Estas compatibilizações têm questões concretas, como a alteração da lei das finanças regionais, o facto do PS-M estar contra o aumento do IVA para o turismo e restauração, a privatização da ANAM e da TAP no que respeita as ligações com a Madeira, assegurar uma negociação adequeada com Bruxelas no que respeite o pacote financeiro, entre outras.

"Se demonstrarmos que sabemos o que queremos e como vamos fazer, seremos levados a sério e consequentemente seremos bem sucedidos", acrescenta o candidato socialista.

Nenhum comentário: