terça-feira, 5 de maio de 2009

Rendimento Regional Bruto: esse é o critério


O mais abrangente de todos os agregados macroeconómicos é o produto, que traduz o valor monetário de todos os bens e serviços que são produzidos numa economia (num país ou numa região) durante um determinado período de tempo (um ano, um trimestre, etc).

O Produto representa a soma dos bens e serviços produzidos por todas as Empresas, instituições com ou sem fins lucrativos, profissionais liberais, etc.

O Produto pode ser calculado de acordo com vários critérios, dando origem a diferentes versões deste agregado:

Produto Regional Bruto (PRB)

Produto Regional Líquido (PNL)

Produto Interno Bruto (PIB)

A diferença entre Regional e Interno encontra-se na nacionalidade/naturalidade das Empresas. Para o Produto Regional contabiliza-se a produção de todas as Empresas de nacionalidade do país, independentemente do local em que efectuam essa produção (no território da região ou fora dela). O PNB madeirense inclui a produção de todas as Empresas madeirenses, mesmo quando essa produção é realizada fora do nosso território.

Para o Produto Interno contabiliza-se a produção de todas as Empresas instaladas no território de um país ou região, independentemente da sua nacionalidade. O PIB madeirense inclui a toda a produção realizada em território madeirense, seja por Empresas nacionais (regionais) seja por Empresas estrangeiras. A produção de Empresas madeirenses realizada fora do território madeirense não conta para o PIB.

O critério para definição do PRB é a nacionalidade/naturalidade das Empresas, enquanto que o critério para definição do PIB é um critério territorial.

Para estabelecermos a diferença entre bruto e líquido teremos de recorrer ao cenceito de Amortizações, que correspondem ao valor que os bens de capital perdem em cada ano, seja devido a envelhecimento ou obsolescência, ou ainda devido à sua destruição. O exemplo da perda de valor que os veículos automóveis sofrem em cada ano é um bom exemplo da Amortização (estes veículos, quando ao serviço de Empresas, são considerados bens de capital).

O valor da produção de um país ou região em cada ano é o valor bruto; se a esse valor subtrairmos as Amortizações obtemos o valor líquido. Podemos pois escrever:


Produto Regional Líquido = Produto Regional Bruto - Amortizações


ou:

PRL = PNB - Amortizações

(adaptado daqui)


Nenhum comentário: