domingo, 10 de maio de 2009

Eleiçoes europeias: mais fundos para a Madeira, mais política para a Europa


O Candidato Socialista ao Parlamento Europeu, Emanuel Jardim Fernandes proferiu hoje uma conferência e debate sobre a Europa.

No ponto de debate, intervim, a defendi as seguintes ideias:

1. Madeira
1.1. novo critério de atribuição de fundos, tendo como base não o PIB, mas o PRB ou até o PRL, tendo em conta o esforço que a Região fez para aplicar os fundos da União do seu próprio orçamento.
1.2. Divisão do território autónomo (Ilha da Madeira, no caso) em três Regiões Administrativas, Norte, Oeste e Sudeste (área metropolitana) tendo em conta o rendimento per capita das Regiões Norte e Sudeste, que, em alguns Concelhos ser o dos mais baixos do país.

2. Europa
2.1. Abstenção: a abstenção só se combate com alternativas políticas claras. E para o cidadão comum, que diferença há entre o PPE e o PSE? (Se o PSE for maioritário deve apoiar um candidato próprio a presidente da Comissão).

2.2. Mas política na Europa e menos poder aos eurocratas (aqui, significa burocratas de Bruxelas). Mais socialismo na concepção da empresa, o que implica o conceito de empresa social, com nova distribuição dos rendimentos entre os accionistas e os trabalhadores, ou seja entre o capital e o trabalho, visto que a actual crise demonstrou que não há economia sustentável sem coesão social).

Nenhum comentário: