sábado, 2 de maio de 2009

E vão duas: assim vai o conceito de democracia

1. Portanto, é normal fazer contramanifestações à porta de encontros partidários.
2. E também se pode, pelos menos se compreende, a agressão física aos candidatos, hoje às europeias, amanhã às autárquicas, e depois às legislativas e depois de amanhã as presidenciais:

2.1. "Se o senhor foi agredido, a culpa (...) é do estado de desespero a que este governo levou muitas pessoas". Estão, portanto, desculpados os agressores.

2.2. "Estavam à espera de beijinhos e abracinhos ao representante deste governo que tanto mal tem feito ao país?" Eu respondo: claro que não, estavam mas era a pedi-las, bem feito!

2.3. "a presença de Vital Moreira foi uma afronta e um insulto às comemorações do 1º de Maio", é óbvio, o primeiro de Maio tem dono, sempre teve. Ora agora. Não sei se sabe o autor que já em 1975 tinha - tinha dono. Mário Soares foi impedido de entrar no estádio primeiro de Maio, nesse 1º. Maio, no Estádio em que entrou o Secretário-Geral do PCP e o então Primeiro-Ministro Vasco Gonçalves.

3. Ah, o candidato do PS é agredido e o PS deve desculpas, sim senhor! E que tal substituir as eleições por uma batalha campal?

4. Até agora, todos os outros partidos - PSD, CDS e BE - lamentaram as agressões. O PCP não e, por isso, é óbvio que deve desculpas não só ao PS como a todos os democratas.

5. Não, o PS não deve desculpas aos Portugueses, neste caso. Deve contas, em Outubro, e vai pagá-las. Dizem as sondagens que ainda tem um bom saldo...

6. Finalmente o autor ignora ou finge ignorar que nem sequer foi propriamente o PS mas Vital Moreira que foi vaiado por ter deixado de ser comunista - há vinte anos! - ou o autor não ouviu os gritos de «traidor, traidor, traidor»? Quem o mandou sair do PCP? Não foi Mário Soares sempre considerado um traidor por abandonar o PCP nos anos quarenta?

Nenhum comentário: