domingo, 19 de abril de 2009

O nome das Coisas II: Congresso: Jogos de poder: movimento de sublevação dos «republicanos»

1. A demissão do líder parlamentar por questões de alegada divergência com o Dr. João Carlos Gouveia tem explicação no quadro de um movimento de sublevação mais vasto promovido e fomentado activamente por aqueles a que aqui chamei, por facilidade de análise, os republicanos.
2. O objectivo desse movimento visa mais alto: provocar a demissão do líder do partido, convocar um congresso extraordinário e fazer as listas em Setembro e Outubro para as eleições autárquicas e legislativas nacionais, colocando, independentemente dos resultados eleitorais, pessoas desse movimento em postos chave.
3. Ora, acontece que não parece plausível que o actual líder vá entregar de bandeja aos seus adversários internos o poder que levou vários anos a conquistar, em nome de uma estratégia política que sempre defendeu para o partido e que ninguém pode alegar desconhecer.
4. Portanto, ou os seus adversários internos, promotores deste processo de sublevação em marcha, dão a cara e desencadeiam os mecanismos estatutariamente previstos para provocar um congresso extraordinário ou não conseguirão os seus objectivos, isto se viessem a ganhar o congresso.
5. Acontece ainda que os principais mentores deste movimento contestatário são mais adeptos das minas e armadilhas, tipo movimento de guerrilha, do que do confronto clássico em campo aberto, leal e frontal Esquecem a experiência da longa marcha que conduziu o actual líder ao poder.

Nenhum comentário: