domingo, 3 de janeiro de 2010

Paul Samuelson


Paul Samuelson
Nascimento 15 de maio de 1915
Gary
Falecimento 13 de dezembro de 2009

Campo(s) Economia
Prêmio(s) Prémio de Ciências Económicas (1970)
Paul Anthony Samuelson (Gary, 15 de maio de 1915 - Massachussets, 13 de dezembro de 2009) foi um economista neokeynesianista americano.

É considerado como um economista "generalista", no sentido de que suas contribuições para a ciência econômica são aplicadas em vários campos.

Tal é explícito na justificação dada pela atribuição do Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel em 1970: "pelo trabalho científico através do qual desenvolveu teoria nos campos da economia estática e dinâmica, contribuindo activamente para aumentar o nível da análise da ciência económica". Samuelson foi o primeiro estado-unidense a receber o mais honroso galardão desta ciência social.

Representou e defendeu a doutrina keynesiana, fazendo parte de um grupo de pensadores notáveis como James Tobin e Robert Solow.

Finalmente, pode-se dizer que a partir de Samuelson passou a existir não somente a Economia, como também o (livro) "Economia". O livro Economics [1] (Economia) [2] ensinou os fundamentos desta ciência à maioria dos estudantes de economia da segunda metade do século XX, fazendo parte dos grandes manuais de Economia juntamente com os livros de Adam Smith (A riqueza das nações) [3], de John Stuart Mill (Principals of Political Economy) [4] e Alfred Marshall (The Principles of Economics) [5].

Foi professor no Massachusetts Institute of Technology.

« Paul Samuelson transformou tudo o que tocou: as bases teóricas de seu campo, a maneira de abordar a economia em todo o mundo, os valores e a importância de seu departamento, as práticas de investimento do MIT e as vidas de seus colegas e estudantes.»
(Susan Hockfield, presidente do Instituto Tecnológico de Massachusetts [6])

Nenhum comentário: