terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quase cidade, Edgar Silva




O que vale a pena fazer quando na Cidade nos tornam, meros administrados passivos?
Data: 01-09-2009


Há "o perigo de nas nossas pequenas-grandes cidades, vir a acontecer a desgraça e o erro de "debandar para a periferia", o que «pode afectar seriamente os nossos espaços urbanos, tornando-os apenas lugares para estrangeiros. (Muitos dirão que é já isto que se passa no Funchal)" . Esta tendência, decorrente do querer criar lugares para estrangeiros, para expropriar as gentes dos centros históricos, a propensão para repelir para as ultraperiferias o povo da cidade, para os substituir por alguns, poucos, yuppies, corresponde a um problema de fundo na transfiguração da cidade.

Diversos locais poderiam ser invocados a este propósito. Por exemplo, a Praça de Colombo: onde está toda aquela gente que, antes daquela Praça, ali morava, na "Pensão Coelho", nos quartos e vãos de escada de cada uma das casas destruídas para dar lugar à chamada "Praça Amarela"? Onde está essa gente da cidade? Boa parte transladada para o Bairro da Nogueira. Aí, como em tantos outros bairros, em nome do realojamento social, o Funchal reconfigura-se, a cidade atinge um grau zero, em novos espaços de vazio. Nesses espaços de vazio esboçam-se provocações a que não podemos ser indiferentes. Assim também acontece naqueles que são os inúmeros lugares de "quase cidade", nas Zonas Altas, na "Zona 4", nos nossos subúrbios onde habita o povo dessa "quase cidade".

No Funchal, o contexto citadino é incomparável ao das grandes metrópoles, mas a expansão da cidade transporta inerentemente dias e rostos da solidão, formas de anonimato, de "bilhardices", de alienação, gente e expressões da indiferença, mazelas sociais, riscos ambientais… É do Funchal que queremos falar, da relação com a cidade, espaço (nosso) de circulação e de vivências, dos seus conflitos, espaço onde somos chamados a agir e interagir, encontro de "mundos", lugar de convergências, chão de tantas coordenadas descoordenadas.

Algumas das questões nevrálgicas para a Cidade não poderão deixar de se tornar agora presentes: o que fazer quando prolifera o modelo de urbanismo que deixa o desenho da Cidade nas mãos dos promotores? Como contrariar a tendência dos poderes públicos para o diálogo fechado, com uns poucos, normalmente os poderosos?

O que vale a pena fazer quando na Cidade nos tornam, ou nos querem, meros administrados passivos?

Como reagir à ilusão da participação? Há legislação de sobra a consagrar direitos e formas de participação. É mesmo obrigatória, em determinados projectos, a auscultação através da figura de "discussão pública". Tais disposições conferem a ilusão da participação. Cria-se uma mistificação: a de que todos somos responsáveis pela configuração do espaço urbano. Há, ou não, a necessidade de se recriar o exercício da participação activa?

Será que educar para a participação irá favorecer a auto-estima cidadã, implicando-nos numa cidade-projecto?

Há quem afirme que apenas as Artes e a Cultura em geral serão cada vez mais a força magnética a levar à Cidade as populações que o carro, a televisão, o vídeo, o CD e, finalmente, a Internet, isolaram em casa. Serão suficientes as artes e a cultura para que emane essa força magnética capaz de levar à Cidade tanta gente dos espaços de vazio?

Estas questões deveriam estar no centro do debate político, na certeza de que o melhor instrumento que têm os cidadãos para construir a sua Cidade é a Democracia, através da exigência de mais e melhor Democracia.


Edgar Silva

Nenhum comentário: