sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O VAZIA ESTRATÉGICO E A MONOTONIA DO TERREIRO DA LUTA

Vamos admitir que ao PS - hipótese epistemológica - era assaz complexo detectar um conjunto de linhas que pudessem cerzir uma estratégia coerente - bem, ao menos não governa a Madeira. E ao PSD, partido do governo, que linha estratégia se lhe detecta?

- É rico em Bruxelas e pobre em Lisboa;
- Pede Autonomia com uma mão e estende a outra à caridade colonial;
- Celebra como histórico um acordo e zurze contra ele na ALR;
- Diz que o PS usa o estado contra a Madeira e usa-o contra as autarquias rosa;
- Fala contra o Sistema e Governa-o há 30 anos;

Não vale a pena continuar.

Já há muito se percebeu o "God bless the orange sistem" do Terreira da Luta: parafraseando os americanos, ninguém disse que o sistema [laranja] era perfeito, mas é auto-regenerável.
Já estamos habituados à ideia, é sempre a mesma música, sempre o mesmo tom, portanto, e, assim, é uma táctica monótona: o PSD tem defeitos mas a Oposição não é melhor; o PSD não é perfeito mas não tem alternativa - for ever and ever, o PSD tem defeitos mas são perfeitamente regeneráveis - a oposição é que não tem cura.

Enfim, a Madeira é o a única entidade política no Mundo que não gera alternativas em si mesma. É claro que isso é absurdo e - a não ser que a Madeira não viva em Democracia - vive, não vive? - há duas verdades simples que têm de ser ditas, doa a quem doer, agrade a quem agradar, destoe de quem destoar:

1º. Em Democracia há sempre alternativa;
2º. Que ninguém - ninguém mesmo!... - ouse pensar que se será possível uma alternativa sem o PS e muito menos contra o PS.

Nenhum comentário: