segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Vitória nas eleições vai ser determinada por indecisos

Sondagem CM/Aximage: Bloco é a terceira força partidária mais votada

Os indecisos vão ser a chave da vitória nas eleições legislativas de 27 de Setembro: a vinte dias do acto eleitoral, PS e PSD estão, segundo uma sondagem CM/Aximage realizada entre 1 e 4 de Setembro, separados por apenas 5,6 pontos percentuais, uma diferença que é praticamente igual aos seis por cento de indecisos apurados neste estudo de opinião.


Em concreto, o PS de José Sócrates, apesar de este inquérito já ter apanhado os primeiros efeitos do escândalo causado pela extinção do ‘Jornal Nacional de Sexta’, da TVI, contabiliza 34,5% das intenções de voto dos portugueses, enquanto o PSD de Manuela Ferreira Leite regista 28,9%. E o BE aparece como a terceira força política do País, com 10,4%.

Na prática, com estes resultados há um empate técnico entre PS e PSD, dado que a diferença entre os dois partidos, do ponto de vista das probabilidades, não é significativa. E, por isso, neste momento, e à luz destes dados, o resultado final das Legislativas é ainda imprevisível, e tudo indica que a vitória final irá depender do voto dos indecisos. Basta o PSD atrair o voto de parte deste universo de eleitores e tudo pode acontecer, apesar de, neste momento, a dinâmica de vitória estar do lado dos socialistas.

A dinâmica de vitória é mesmo expressa na sondagem: independentemente das preferências políticas e do voto nas próximas Legislativas, 53,2% dos inquiridos consideram que o PS com Sócrates irá ganhar as eleições legislativas, contra 30,6% que atribuem a vitória ao PSD de Manuela Ferreira Leite. Resta saber qual será o efeito real no eleitorado da extinção do ‘Jornal Nacional de Sexta’ de Manuela Moura Guedes.

A sondagem CM/Aximage indica também que os pequenos partidos, face às eleições de 2005, estão a subir nas intenções de voto, em particular o BE. Com 10,4%, o partido de Francisco Louçã assume-se como a terceira força partidária, sinal de que muitos votos do PS serão transferidos para este partido.

Já o CDS-PP obtém 8,1% das intenções de voto, o que permite manter o partido de Paulo Portas como a quarta força partidária. A CDU, apesar da actual crise económica, regista 7,8%, um resultado que relega a coligação de comunistas e verdes para a última posição do panorama parlamentar.

ELEITORES PREFERM GOVERNO DE COLIGAÇÃO COM VÁRIOS PARTIDOS

O cenário de coligação tem sido repetidamente afastado nesta fase de pré-campanha eleitoral por todos os partidos, mas parece ser aquele que os eleitores portugueses preferem para o Governo do País.A sondagem CM/Aximage mostra que 47,4 por cento dos portugueses preferiam que o próximo Governo fosse uma coligação de dois ou mais partidos. A percentagem de inquiridos que prefere um Governo de um só partido é de apenas 40,9 por cento. Ainda durante o fim-de-semana, o PSD rejeitou a possibilidade de uma coligação com o PS, tal como o PCP e o Bloco de Esquerda já tinham feito. A hipótese de coligação tem também sido posta de lado pelo CDS-PP e pelo PS.

BE É CAMPEÃO NAS SUBIDAS

Por comparação com as eleições legislativas de 2005, o BE é o partido que mais sobe nas intenções de voto: em 2005 obteve 6,35%; na sondagem CM/Aximage conta com 10,4%.

Já o PS regista uma quebra acentuada, o PSD mantém praticamente o mesmo resultado e tanto o CDS--PP quanto a CDU sobem.

Nenhum comentário: