domingo, 7 de junho de 2009

Um Presidente da Comissão apoiado por uma Nova Maioria: Socialistas, Comunistas, Verdes e Liberais, por oposição ao candidato dos Conservadores, DB

Lido aqui.

Mário Soares, autor da iniciativa em conjunto com os ex-primeiros-ministros espanhol Felipe Gonzalez, francês, Lionel Jospin, alemão Gerard Schroeder, finlandês Paavo Lipponen, grego Costas Simitis, austríaco Franz Vranitzky e o ex-presidente polaco Aleksander Kwasniewski - para uma escolha diferente. "Uma nova maioria pode nascer no PE, criando uma verdadeira oportunidade para um candidato do Partido Socialista Europeu", escreveram os oito ex-líderes.
(...) Poul Nyrup Rasmussen, ex-primeiro-ministro dinamarquês e presidente do Partido Socialista Europeu (PSE), continua a acreditar que será possível reunir uma nova maioria contra Barroso no novo PE que sairá das eleições de hoje e que terá de votar o nome apontado pelos líderes para a Comissão, a 15 de Julho.
Rasmussen conta por um lado com um progresso eleitoral dos socialistas (que deverão manter-se o segundo grupo do PE) a par do apoio dos Verdes e dos comunistas, que estão na mesma linha de oposição às políticas "conservadoras" do ex-primeiro-ministro português. De acordo com as sondagens, a oposição destes três grupos não deverá ser suficiente para lhe barrar o caminho.
A esperança da esquerda reside assim sobretudo numa possível associação dos liberais, que deverão manter-
-se o terceiro grupo parlamentar - e têm o seu próprio candidato, o ex-
-primeiro-ministro belga Guy Verhofstadt. Pelo menos os seus membros franceses já anunciaram que votarão contra Barroso.

Nenhum comentário: