quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

SÉ CATEDRAL DO FUNCHAL, PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE








Estamos em situação privilegiada para anunciar que o Fórum Cultural Lusófono e Europeu, associando-se, desde já, às comemorações dos quinhentos anos daquela que foi a maior diocese do Mundo, a dioceso do Funchal, e aos quinhentos anos daquela que foi a primeira Sé Catedral construída pelos europeus fora do espaço continental europeu, vai o Fórum Lusófono iniciar uma campanha para elevar a património mundial aquele monumento nacional.


"A Sé do Funchal, na ilha da Madeira, é um dos poucos edifícios que sobreviveram virtualmente intactos desde os tempos da colonização.

Nos anos 90 do século XV, D. Manuel I enviou o arquitecto Pêro Anes para trabalhar no desenho da catedral do Funchal, que ficou concluída em 1514. No entanto em 1508, quando o Funchal foi elevado à categoria de cidade, já se celebravam missas no templo. Contudo, o coruchéu da torre sineira e mais alguns detalhes só vieram a ser finalizados cerca dos anos de 1517-1518.

Os destaques vão para os assentos da capela-mor que exibem santos, profetas e apóstolos em trajos do século XVI. Nos pormenores decorativos dos assentos e apoios para os braços podem ver-se aspectos da vida da Madeira, como por exemplo um querubim [que] transporta um cacho de bananas e outro carrega um odre cheio de vinho.

A igreja possui uma excepcional cruz processional, oferecida por D. Manuel I. Esta alfaia de culto em prata é considerada uma das obras-primas da ourivesaria manuelina portuguesa".

(In Wikipédia)

Nenhum comentário: