segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A HISTÓRIA DO "CABO DE CEBOLA"

Feito o desmentido, como se impunha, do caso concreto da tomada de posição sobre a perda de subsídio dos enfermeiros, há, porém, duas ou mais questões que aqui reafirmo:

1. Que os partidos à esquerda do PS são muito mais activos a fazer oposição quando o governo da Repúlbica é do PS e não da direita (eu bem sei que para a à esquerda do PS, o PS é de direita).

2. Que os partidos à esquerda do PS - mas não só - fazem mais oposição na Assembleia Regional ao Governo do PS que ao Governo do PSD-M, e tratando o PS-M como se estivesse no poder, usando, aliás, o estapafúrdio argumento de "Ah, o PSD, com certeza, mas o PS". (v.g. o caso do CDS na Câmara do Funchal). Aliás, era sobretudo a este espírito anti-PS e deixa passar que são todos iguais que Carlos Pereira - e ele, certamente, não precisa que o advogue, que tem meios para isso - quando sublinhou o que eu mesmo escrevi, embora partindo de um exemplo inexacto, como foi o caso. (A atitude dos partidos da oposição, BLOCO DE ESQUERDA, PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS, CDS, na ALR, como já afirmei e reafirmo, transformou o parlamento regional numa reles subfilial do Governo da República. E a pergunta que se impõe é: não têm confiança nos respectivos grupos parlamentares na Assembleia da República para fazer oposição ao Governo de José Sócrates? Não confiam em Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa e Paulo Portas? Claro que confiam! Então por que é que deixam passar tanta incompetência do Governo PPD/Alberto João Jardim? - esse o mistério... - para passar o tempo das sessões na ALR a atacar o Governo de Sócrates, deixando passar incólume o Governo PPD/Alberto João? Então por que é que votam tudo o que seja reivindicação a Sócrates e votaram contra os 15% de subsídio de insularidade presentado pelo PS? - O Bloco de Esquerda votou contra a proposta do PS de aumento de 15% no aumento do subsídio de insularidade, com o argumento de que tinha um projecto próprio, quando o PS se absteve em relação à proposta do Bloco de aumento de 5%. Já o PCP disse que era pura perda de tempo. Ah, sim?

Mas alguém tem dúvidas que a Oposição à esquerda e à direita do PS fez deste e não do PSD o alvo das últimas eleições regionais antecipadas. Com o resultdado que se viu nas últimas eleições.
Alias, a posição dos outros partidos de oposição em relação ao PS-M quando este esteve à beira de atingir o poder, nomedamente autárquico, foi, por vezes, mas nem sempre, como aquela história que se conta entre os ordoxos.

Tendo chegado ao além um crente sem boas obras que se visse, São Pedro pergunta-lhe: "mais não há mesmo nada de que te lembres de bom que tenha feito?". Lembrou-se então de ter dado um cabo de cebola a um vizinho que dele carecia. "Então, agarra-te a ele, que talvez ainda te salves. Vendo o homem a subir, os outros que ali estavam, agarram-se a ele, e tanto puxaram que nem ele nem nenhum deles se salvou. Enfim, todos a arder no inferno de uma oposição que se queima a si própria e perde o alvo principal. E assim vamos vivendo neste paraíso laranja...

Nenhum comentário: