sexta-feira, 7 de março de 2008

AVANTE CLANDESTINO NA INTERNET



Lido no Sítio www.pcp.pt:
«Avante!» clandestino na Internet
Quinta, 06 Março 2008
No dia em que o PCP assinala o seu 87º aniversário, 6 de Março, o PCP disponibiliza no seu sítio na internet o «Avante!» clandestino, correspondente ao período 1931-1974 (I, II e VI série). «Avante!» foi o jornal comunista clandestino que em todo o mundo, durante mais tempo, sempre foi produzido no interior de um país dominado por uma ditadura fascista.

Durante décadas – de 15 de Fevereiro de 1931 ao 25 de Abril de 1974 – o Órgão Central do PCP orientou e mobilizou as lutas da classe operária e de todos os trabalhadores em pequenas e grandes batalhas contra o capital e contra o regime fundado por Salazar e prosseguido por Caetano, orientou e mobilizou sectores democráticos que perfilharam, com os comunistas, uma política de unidade antifascista visando o derrubamento da ditadura terrorista dos monopólios e dos latifúndios aliados ao imperialismo e a conquista da liberdade e da democracia.

Com a disponibilização na Internet de 556 números e 103 suplementos do «Avante!» clandestino – publicados de 1931 a 1974 – qualquer pesquisador passa a ter a possibilidade de aceder à valiosa e única informação contida nos «Avante!»'s clandestinos, abrangendo 9576 títulos de artigos.

Ao disponibilizar o acesso a esta informação, o PCP está a dar uma contribuição indispensável para quem quer conhecer verdadeiramente o que foi a ditadura fascista e a longa e heróica resistência dos trabalhadores e do povo português, luta na qual os comunistas ocupam lugar ímpar.

O «Avante!» clandestino na Internet terá várias hipóteses de acesso em www.pcp.pt através de um índice cronológico e por pesquisa em base de dados por número, por título, por autor, por série, por data de publicação e por palavras (em títulos, autor e notas).

No âmbito do aniversário do PCP, e acompanhando esta iniciativa, o sítio do PCP na Internet registará um conjunto significativo de alterações que visam dar maior expressão à intervenção e iniciativa política do PCP.




Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Nenhum comentário: