segunda-feira, 31 de março de 2008

4. PODER MUNDIAL: Comissão Trilateral


4. PODER MUNDIAL: Comissão Trilateral

A Comissão Trilateral é uma organização privada, fundada em Julho de 1973, por iniciativa de David Rockefeller.
História
A primeira reunião do comitê executivo foi em Tóquio em Outubro de 1973. Em maio de 1975, a primeira reunião plenária de todos os grupos regionais da comissão foi realizada em Quioto. Actualmente, consiste de aproximadamente 300 a 350 cidadãos da Europa, Ásia/Oceania e América do Norte e existe para promover cooperação política e económica mais íntima entre tais áreas.
Membros
O elenco de membros é dividido em quantidades proporcionais para cada uma das três áreas regionais. Os membros incluem presidentes de corporações, políticos dos maiores partidos, académicos reconhecidos, presidentes de universidades, líderes de uniões de trabalhadores e ONG's envolvidas em filantropia exterior. Membros que adquirem cargo no governo de seus país têm de resignar da comissão.
A América do Norte é representada por 107 membros (15 do Canadá, 7 do México e 85 dos Estados Unidos). O grupo europeu atingiu os seus limite de 150 membros, incluindo cidadãos de: Áustria, Bélgica, Cipro, República Checa [proponho Chéquia] , Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Turquia e Reino Unido.
Inicialmente, a Ásia e a Oceânia estavam representadas apenas pelo Japão. No entanto, em 2000, o grupo japonês de 85 membros expandiu-se, tornando-se o grupo da Ásica do Pacífico, composto por 117 membros: 75 do Japão, 11 da Coréia do Sul, 7 da Austrália e da Nova Zelândia e 15 membros da ASEAN (Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia). O grupo inclui ainda 9 membros da China, de Hong Kong e de Taiwan.

(A Comissão Trilateral é a mais bem implantada em todo o Portugal…)

Nenhum comentário: