domingo, 24 de agosto de 2008

Anúncio por SMS:Obama escolhe Joseph Biden para a vice-presidência

Anúncio por SMS:




O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, escolheu o seu colega de Senado Joseph Biden, de 65 anos, como o seu candidato à vice-presidência, de acordo com um SMS enviado a mais de dois milhões de pessoas que puseram o seu nome numa lista para saber a novidade de forma oficial.

O nome de Biden, actualmente presidente da comissão dos Negócios Estrangeiros do Senado, era já falado desde ontem como o provável "número dois" de Obama.

Biden é um pilar da vida política americana desde que se tornou senador, em 1972, ano em que Obama completou apenas 11 anos.

As candidaturas de outros três nomes fortes que tinham sido igualmente ventilados - Hillary Clinton (Nova Iorque), Evan Bayh (Indiana) e Tim Kaine (Virginia) - terão sido descartados por Obama, segundo fontes não identificadas.

A campanha de Obama tem previsto anunciar oficialmente o seu candidato à vice-presidência hoje de manhã, estando depois agendada uma aparição pública dos dois candidatos num comício em Springfield, Illinois.

Esta escolha deverá dar novo ímpeto à campanha de Obama, depois de nos últimos dias ter perdido a vantagem nas sondagens sobre o seu adversário republicano, John McCain. Simultaneamente, Biden poderá ser o rosto da experiência que venha a seduzir um eleitorado hesitante em votar num jovem candidato.

A equipa do republicano John McCain, de 71 anos, reagiu de imediato a esta notícia, afirmando que a escolha de Biden é uma espécie de "admissão" por parte de Obama de como não está preparado para dirigir os destinos da União, uma teoria martelada há vários meses pelos republicanos.

Nenhum comentário: