quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PS quer auditoria às estatísticas

Escórcio pede uma avaliação externa aos cálculos da taxa de desemprego

As diferenças, substanciais, entre os valores da taxa de desemprego, apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional da RAM, são uma das razões que levam o grupo parlamentar do PS-M a solicitar ao Governo Regional a realização de uma auditoria externa, para avaliar os cálculos efectuados por estes dois organismos.

Os dados do desemprego nacional, referentes ao segundo trimestre do ano, foram anunciados ontem e a Madeira registou um grande aumento, de quase dois pontos percentuais, passando para 8,2% de taxa de desemprego. No primeiro trimestre estava muito abaixo dos 7%.

Mesmo com este aumento, os socialistas recordam que os valores do INE não batem certo com o desemprego real, registado na Madeira.

O IEFP reconhece a existência de mais de 15.000 desempregados, enquanto o INE apenas contabiliza pouco mais de 9.000. O primeiro valor, face à população activa da Madeira, inferior a 140.000 pessoas, deveria resultar numa taxa de desemprego superior a 11%.

"Não é possível aceitar que duas instituições com credibilidade apresentem, para a Madeira, valores de desemprego substancialmente diferentes", afirma André Escórcio.

O líder parlamentar do PS-M reconhece que as duas instituições têm formas de cálculo diferentes, mas lembra que em mais nenhuma região do País se verificam discrepâncias tão grandes nas taxas.

O PS-M também recorda que já pediu, em Março, uma audiência com os departamentos do Governo Regional que tratam das estatísticas e nunca recebeu qualquer resposta.

Nenhum comentário: