domingo, 23 de maio de 2010

Oposição viabiliza solução a docentes

Problema dos professores da Madeira resolvido por partidos da oposição em Lisboa


Os professores dos quadros dos Açores e da Madeira vão poder concorrer ao concurso para preencher vagas transitórias no continente no ano lectivo 2010-11 por condições específicas (docentes que padecem ou têm familiares portadores de doenças incapacitantes, de doenças ou deficiências que exijam tratamento e apoio específico fora da sua Região).

Depois de uma grande polémica em torno desta questão, com oposição e sindicatos a criticarem a atitude discriminatória do Ministério da Educação, a Assembleia da República aprovou quinta-feira um projecto de resolução do CDS-PP, recomendando ao Governo que os professores das Regiões possam ser opositores ao destacamento, em condições específicas. Para além disso, a avaliação de desempenho não será tida em conta no concurso.O projecto de resolução recebeu os votos favoráveis de PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV e os votos contra do PS.

José Manuel Rodrigues, coordenador do CDS-PP nas questões de educação, não podia estar mais satisfeito com este desfecho. "É o ponto final numa série de injustiças", afirmou. Relativamente à questão dos professores nos quadros das Regiões diz que ainda que sejam uma minoria, a situação criava "um precedente sem igual".

Segundo o testemunho de uma docente do continente que pertence aos quadros da Região, deixado na página da rede social Facebook do CDS-PP, o acesso informático ao concurso estava bloqueado aos professores de cá. "Tenho a minha mãe (que vive no continente) gravemente doente, com uma doença do foro psiquiátrico e com Parkinson", confidenciou, lamentando "o bloqueio do Governo da República".


Sandra Cardoso, em Lisboa

Nenhum comentário: