terça-feira, 27 de maio de 2008

QUE A OPOSIÇÃO AO PS PERCEBA DE UMA VEZ POR TODAS: O VOTO NESTA AUTONOMIA É NO PSD; O VOTO NA DEMOCRACIA E NA LIBERDADE É NO PS E NA OPOSIÇÃO


Parece que a Oposição Regional ainda não aprendeu a lição das últimas legislativas regionais. Alguns sectores dessa Oposição parece que querem aproveitar o caso das viagens para fazer oposição na ALR ao PS e não ao PSD. Nem o actual PS o consentirá, nem a verdade política o permite - não se confundam, este caso nada tem a ver com a Lei das Finanças Regionais - nem mesmo a comunicação social, não obstante, nem os Madeirenses estão mais dispostos a engulir a pílula da propaganda laranja.
Que fique bem claro o seguinte:
1º. Quem ganhou, como sempre, o "voto autonomista" nas eleições regionais foi o PSD - não foi nem o PCP, nem o CDS, nem o BE, por mais que este partidos fizessem o discurso contra Lisboa, para encravar o PS na Madeira.
2º. O voto na oposição divide-se em: voto na Democracia, no voto no protesto, na direita pura e dura - PS, PCP e BE, CDS. (O PND foi um epifenómeno derivado das circunstâncias).
3º. Só futuramente o voto autónomico mudará do PSD em direcção ao PS - não em outras direcções - quando o PS concluir o processo de autonomização em relação ao Governo da República, seja ele qual for - mas será um voto autonómico com características diferentes: o voto autonómico no PSD é essencialmente político; o voto autonómico no PS é de natureza democrática, libertária e social. Esse processo de autonomização do PS-M já começou e é isso que tem deixado sem norte alguns sectores da Oposição mais do que o próprio PSD - neste momento!

Nenhum comentário: