domingo, 11 de maio de 2008

ANATOMIA DE UM PROCESSO: OS PASSOS DA CANDIDATURA DOS “MANOS INDEPENDENTES-SOUSA” OU O PODER A TUDO O CUSTO






Etapas do percurso:

1. 2005 – Nazário Coelho é o candidato vencedor a presidente da Junta de Gaula, da qual fazem parte Élvio, irmão de Filipe e este mesmo.
2. 2007 – Eleições regionais antecipadas. Filipe de Sousa não é eleito deputado. Logo de seguida, dá-se o início do processo de desestabilização levado a cabo pelos manos Sousa, Élvio e Filipe, no seio da própria junta.
3. 2008 – campanha de boatos visando a administração da Junta liderada por Nazário Coelho pelos suspeitos do costume.Nazário ameaça demitir-se de Presidente da Junta contra a instabilidade dos manos Sousa.
4. Atribuindo as culpas das manobras Sousa ao PS e identificando mal o problema, tanto mais que há atitudes e declarações de dirigentes partidários que podem ter contribuído para isso, Nazário não se demite da Junta mas do PS.
5. Élvio de Sousa, perante a eventual demissão de Nazário de Presidente da Junta, mostra-se indisponível para ser o líder da Junta mas aponta o mano, qual Perón local – de que Nazário teria de ser à força o Hector Cámpora, enfim, a dimensão do ridículo não é conhecida por todos - , a retomar a presidência da Junta.
6. Falhada a demissão de Nazário, os manos manobram e levam à demissão em bloco da assembleia e à queda da junta, provocando eleições intercalares, as primeiras em 32 anso de poder local democrático na Madeira. Logo depois, os manos declaram-se independentes mas buscam o apoio do PS, continuando o mano Filipe militante do PS.
7. O PS recusa-se, em nome da sua soberana reserva estratégica, a ceder à ambição mesquinha dos manos Sousa.
8. Os manos Sousa candidatam-se contra o PS, em clara violação dos Estatutos do partido – no caso do mano Filipe. A comunicação social tece loas a estas atitudes estranhas ao escrúpulo.
9. O CDS primeiro e o Bloco de esquerda depois anunciam o apoio à lista
d’«Os Manos-Independentes-Sousa».
10. O mano Élvio interrompe desabridamente, de um forma prepotente à PPD no seu pior, mas com uma atitude de arruaça que lhe é muito peculiar e intransmissível, uma reunião formal entre o Presidente de Junta em exercício, Nazário Coelho, e o líder da Oposição, João Carlos Gouveia. Na Comunicação Social a soldo da candidatura, nomeadamente o Diário de Notícia, nenhum colunista dos que habitualmente zurzem o PS, nem mesmo a TSF, ninguém condena esta atitude de arruaça.

Nenhum comentário: