quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A ATITUDE DE MFL DE PARALISAR O PAÍS JÁ ASSUSTA O PRÓPRIO PSD

PSD-Bragança quer que Ferreira Leite clarifique posição sobre estradas na região

O presidente da distrital de Bragança do PSD, Adão Silva, classificou hoje de "desastrosa omissão" o silêncio da líder do partido sobre duas das principais estradas regionais e reclama uma posição pública antes de terminar a campanha.

Em carta dirigida a Manuela Ferreira Leite, Adão Silva - segundo da lista de candidatos às legislativas por Bragança - faz saber à líder que considera ser "da maior importância, até ao dia 25 de Setembro, encontrar uma fórmula de comunicar às populações do Distrito de Bragança, em primeira pessoa o seu inequívoco propósito de prosseguir a construção do IP-2 e do IC-5".

O ex-secretário de Estado da Saúde de Durão Barroso e deputado na última legislatura começa a carta lamentando "a desastrosa omissão" de Manuela Ferreira Leite sobre o assunto durante a sua passagem por Bragança em campanha, na última segunda-feira.

Ferreira Leite deu garantias de que a Auto-Estrada Transmontana é um dos investimentos públicos prioritários, mas nada respondeu, quando questionada pelos jornalistas, sobre as outras duas estradas da concessão Douro Interior já adjudicadas pelo Governo Socialista.

"Aquelas duas rodovias são infra-estruturas essencialíssimas para o desenvolvimento do Distrito de Bragança e especialmente para o reforço da coesão territorial e social de Portugal, propósito político que muito gostámos de lhe ouvir enfatizar nas suas declarações públicas em Bragança", refere o dirigente social democrata.

Num clima de campanha eleitoral, Adão Silva entende que "prevalece a emoção, a necessidade de uma reiteração dos propósitos e das ideias, uma informação detalhada e paciente dos compromissos políticos e uma atenção muito presciente aos equívocos fomentados pelos nossos adversários políticos".

Por isso, Adão Silva reclama uma posição pública de Manuela Ferreira Leite e promete "continuar a lutar firmemente contra os atrasos e os adiamentos que qualquer Governo saído destas eleições venha a impor à auto-estrada transmontana, ao IP-2 e ao IC-5".

"E a minha luta será particularmente empenhada e denodada, se esse Governo for, como espero, presidido pela Dra Manuela Ferreira Leite", acrescenta.

A posição social democrata surge no mesmo dia em que também quatro autarcas socialistas assumiram uma posição conjunta, manifestando "preocupação e estranheza" por a presidente do SPD ter "omitido deliberadamente" qualquer referência a estas estradas.

Os presidentes de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa e Vila Flor lembram que "não se trata de auto-estradas, mas de eixo viários que finalmente trarão modernidade".

"A nossa preocupação é reforçada por a posição assumida pela líder do PSD estar em consonância com a de Paulo Rangel no "Prós e Contras" de 7 de Setembro em que declarou que à "obra faraónica de estradas" prefere o investimento nos Metro de Lisboa e do Porto", alegam.

Nenhum comentário: