segunda-feira, 27 de julho de 2009

PS NACIONAL: DE QUE É QUE O PS MADEIRA SE QUEIXA?


Segundo o Diário de Notícias "Esta foi a quarta vez que Rui Caetano participou em Lisboa num encontro da Comissão Nacional dos socialistas. Desta vez, soube o DIÁRIO, o candidato à CMF foi o único dirigente do PS-Madeira a usar da palavra. Participaram na mesma reunião os socialistas Bernardo Trindade, Emanuel Jardim Fernandes, Jacinto Serrão, Isabel Sena Lino e Luísa Mendonça. João Carlos Gouveia faltou a este encontro".

Bem, afinal de que é que o PS-Madeira se queixa quando diz que se sente abandonado ao longo destes 30 anos? A verdade é esta:

1º. Os principais dirigentes do PS-Madeira, nomeadamente o seu presidente, têm assento, por inerência no Secretariado, na Comissão Política e na Comissão Nacional do PS.

2º. Os membros indicados para a comissão política e comissão nacional do PS, com honrosas excepções, entram mudos e saem calados dos órgãos nacionais do partido a que têm direito.

3º. Acontece que, ao longo dos anos, as sucessivas direcções do PS-Madeira, se limitaram, na maioria dos casos, a indicar pessoas para esses órgãos por lhe serem próximas ou por um jogo periclitante de equilíbrios internos, sem nenhuma visão estratégica.

4º. Essas indicações são o resultado de um mero capricho dos dirigentes e não resultam de nenhuma mais-valia política. E é interessante notar que há membros que passam um mandato de 2 anos calados e exigem continuar, sem dar lugar a outros. Para quê? Ora, para ficarem calados. ~

5º. O respeito e o prestígio dos dirigentes do PS-Madeira advêm de intervirem nos órgãos nacionais do partido, de fazerem exigências para a sua Região, de apresentarem propostas, de participarem nas grandes questões nacionais e europeias, de terem uma visão estratégica.

6º. Torna-se necessário, de futuro, que a indicação dos membros dos órgãos do partido, a nível nacional, obedeçam a estes critérios:
6.1. Que tenham competência política:
6.2. Que obedeçam a uma estratégia concertada entre os representantes nos diferentes órgãos - Comissão Nacional, Comissão Política e Secretariado do Partido:
6.3. Que o Presidente do PS-Madeira, quando intervenha no Secretariado, órgão executivo, tenham já tido uma defesa do que interessa à Madeira nos órgãos deliberativos e parlamentares, CP e CN.

Nenhum comentário: