sábado, 2 de outubro de 2010

O Diário e o Regime

O Diário e o Regime estão em Guerra ou trata-se apenas de uma zona de conflito no interior do regime?
Vejamos dois exemplos para responder a esta questão.
1. Surgiu a Convergência Democrática. É óbvio que, independentemente do seu sucesso, é um processo democrático que tem em si potencialidades políticas para abanar o regime. Que fez o Diário? Ignorou, desvalorizou, satirizou, jamais debateu ou promoveu o debate. Até os seus editorialistas mais prestigiados e revoltados fizeram de conta que não havia nada de novo.
2. Impostos e salários, medidas de austeridade: alguns líderes da Oposição já demonstraram que o governo regional tem competências constitucionais para não aplicar na íntegra as medidas de austeridade na Madeira. O que faz o Diário? Ignora, esconde, confunde. E faz uma primeira página ontem que é um serviço ao regime. Já o que é dito sobre as responsabilidades do Governo do PSD nesta matéria é abafado ou omitido.
Em conclusão: não há uma guerra entre o Diário e o Regime, nem tinha de haver. O que há é uma zona de conflito dentro de regime entre o Diário e a liderança do PSD, provavelmente com colaboração e ao serviço de uma das facções que disputa a sucessão no interior do PSD.
Se a Oposição ainda não percebeu isto, pior para ela!

Nenhum comentário: