terça-feira, 16 de março de 2010

"Essa ilustre figura de estadista [o Presidente da República] ... António de Oliveira Salazar"


A propósito da gafe do apresentador que troca o nome do Primeiro-Ministro, José Hermano Saraiva, convidado pelo Presidente Mário Soares a integrar a comitiva presidencial ao Brasil, conta um episódio idêntico e como Mário Soares deu a volta ao que se poderia tornar num incidente.
Convidado pela Academia Brasileira de Letras para se tornar seu membro, foi apresentado pelo seu presidente, vitalício, Dr. Austregésilo de Athayde, assim:
"«É com grande júbilo que esta insigne Academia abre hoje de par em par as suas portas para receber no seu seio essa ilustre figura de estadista, de homem público, de pensador, de filósofo..., de homem de letras..., de intelectual ilustre..., de escritor brilhante... que é o doutor...» (pausa para se lembrar do nome) «que é o doutor...», os membros da mesa sopravam-lhe aos ouvidos: «Mário Soares! Mário Soares!») mas ele, empolgado no discurso, parecia não ouvir. «O doutor...» (e batia na testa para lhe vir a lembrança à mente). Todos assistíamos vexados. (...) E eis que de súbito se lembra. Bate com o nó do polegar na têmpora e conclui triunfalmente: «Que é o doutor António de Oliveira Salazar!».
Toda a sala, atónita, se fechou num silêncio de surpresa e espanto. (...) O embaraço durou poucos segundos. Um vulto levantou-se na mesa e aplaudiu com entusiasmo: «Muito bem! Muito bem». E dava palmas calorosas. Era o próprio dr. Mário Soares. Toda a assistência, em pé, o acompanhou num aplauso sincero e fascinado. As palavras ... eram para o belo gesto com que Mário Soares soubera ultrapassar uma dificuldade que a todos constrangia".
(José Hermano Saraiva, Expresso, Album de Memórias, 7ª. Década, p. 21

Nenhum comentário: